sexta-feira, 24 de outubro de 2008

picasso, o pintor que nunca pisou em Natal

pablo picasso em seu atelier


"Um quadro bom no meio de quadros maus acaba por se transformar num mau quadro. E um quadro mau no meio de quadros bons acaba por se tornar um bom quadro. " (pablo picasso)


Pablo Picasso também era um gênio com as palavras. Era um homem de aforismos, enormidades, ironias, despautérios, inteligências. Um sábio. A frase acima é uma das que mais gosto. Sempre que posso costumo deturpá-la assim: Uma arte boa no meio ruim acaba por se transformar em a arte ruim. E uma arte ruim no meio bom acaba por se tornar arte boa.
Nesse contexto, Natal é o meio ruim. Para todas as atividades artísticas, é ruim. Principalmente para os artistas da terra. Os chamados, minhocas. Fazer uma boa arte em Natal é impossível por várias razões. Por exemplo: Por que uma cidade de função turística como Natal não possui um museu de artes plásticas? Como seduzir o turista se não existe a apresentação dele com a arte produzida na cidade? Essas e muitas outras justificam o título dado a Natal de meio ruim para o fazer artístico. Tem gente que explica que isso ocorre por que Natal é governada por cidadãos de outras cidades, por isso, eles não ligam para nossa. Outros acreditam que é a herança americana.
Enfim, é assunto para numerosas teses acadêmicas e como não existem fatos e sim interpretações, como diria Nietzsche, ficamos engessados, pensando o pior da nossa poti.
E desse jeito Ela está sendo pisada.
Mas, nem tudo esta perdido. Nas trincheiras da resistência, lutando contra esse franciscanismo cultural/artístico da cidade, a FUNCARTE e a FJA, dois cavaleiros de tristes figuras, lançaram seus editais de artes plásticas. Erraram novamente. Impressionante. O mesmo erro, o tiro é sempre no alvo secundário, sempre.
Outra vez, a energia (dinheiro) escorre num salão, prêmios aviltantes e participação amadora. Salões de amadores para amadores. A título de informação: o amadorismo só se reproduz nas artes, em Natal principalmente.
O caminho é outro, por que não se faz um museu de artes plásticas em Natal ? O que custa construir um acervo público de artes plásticas? Com a verba que se paga nesse Natal em Natal (sei la´o nome), dava pra fazer um acervo respeitoso, de tirar o fôlego. Mas, infelizmente não é assim. Entre e sai gestores, entra e sai os mesmos erros. Ações propositais? Não sei, talvez? quem sabe? Prefiro acreditar em outro azimute: incompetência.
serrão.


p.s. para deleite de todos, mando algumas boas de pablo picasso.


"Ser contra um movimento é ainda fazer parte dele." [ pablo picasso]


"Cansei-me de ser moderno. Quero ser eterno." [ pablo picasso]


"Leva muito tempo tornarmo-nos jovens." [ pablo picasso ]


"Um quadro só vive para quem o olha." [ pablo picasso ]


"A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade." [ pablo picasso]


"Em pintura pode-se experimentar tudo. Tem-se mesmo esse direito. Com a condição de nunca se recomeçar." [ pablo picasso ]


"Não se pode fazer nada sem a solidão." [ pablo picasso ]


"Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte." [ pablo picasso ]


"Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?" [ pablo picasso ]

3 comentários:

Orf disse...

Bom comentário, Serrón, veja a mensagem que mando ahora para o grupo.

Cefas Carvalho disse...

Bom texto Serrão. E afeito a polêmicas (a Pinacoteca não funcionaria -ou deveria faze-lo - como Museu de Artes Plásticas? Não é melhor um prêmio, ainda que imperfeito, do que nenhum? Mas, o tema é para ser debatido mesmo. Valeu.

serrão disse...

obrigado orf. cefas, existe sim a pinacoteca. que esta fechada. penso em algo moderno. próximo do povo.