sábado, 13 de junho de 2009

A revolução dos feios

"...A feiúra no sentido absoluto começou a se manifestar pela onipresença da feiúra acústica: os automóveis, a motos, as guitarras elétricas, os marmeletes, os auto falantes, as sirenes. A onipresença da feiúra visual não demoraria a aparecer." Milan Kundera

estádio machadão


Tem coisas que só Natal tem e tomara que Mossoró não copie. Em todo o Brasil, no mundo todo, o padrão estético televisivo é unânime, seguro numa convenção internacional, a convenção da beleza. É a cosmopolização estética do homo sapiens eletrônico.
A TV mudou o mundo, transformou, modificou, entortou, eletromagnetizou o homem(dizem que Cidade Nova :Petrópolis e Tirol) tem a maior concentração de doido por metro quadrado de Natal).

A TV fez o homem deixar de gostar de si para gostar do que é, ou do que foi. O personagem, o social, a fantasia. No mundo contemporâneo esse fetiche assumiu identidade, emancipou-se e subjulgou a psique.Talvez seja essa a explicação para o fenômeno que eu observo a anos e que só ocorre na cidade do Natal. Trata-se do fenômeno da feiúra na TV. Parece uma maldição. Ninguém escapa e mesmo quando bonito(a), com o tempo, fica feio(a). Você já repararam que na TV natalense, com raríssimas exceções, só figura gente feia. Em todo lugar do mundo, os apresentadores são belos, arquétipos da beleza, beleza buscada em todas as sociedades, em todas as épocas históricas. Pois é, em Natal isso não tem importância, não existe. Impera a feiura mesmo.
Nem na TV cabugi, seu padrão rede globo, essa regra se faz exceção. E a TV tropical, e a Ponta Negra, vige! A potengi nem se fala. E as TVs nanicas? Já estão aderindo a moda. Padre João Maria, Santa Clara. Tem um apresentador que seu cabelo parece uma peruca(pintada) , um capacete, nem ventania, nem copa do mundo cosegue derrubar aquele concreto armado. Ele usa sua feiura para mal.

Alguns, de tão feios, tornam-se vereadores. A muito tempo atrás (veja que o problema é estrutural) meu sobrinho de Brasília, assistindo o "patrulha policial" disse:

-que bicho feio da po##a!

Hômi, tirem esse povo feio da TV, please. Nós podemos.

Mas, como tudo tem uma banda boa, podemos tirar proveito dessa agremiação lítero-estética, recreativa e cultura da TV potiguar. Vou me acorrentar no machadão, e depois da demolição, bater umas fotos, fazer um book e procurar emprego em alguma emissora de TV.

serrão

Nenhum comentário: