terça-feira, 7 de outubro de 2008

Newton Navarro – o pintor que virou ponte

galeria de arte de Natal com o painel de Newton Navarro


“Eu não acho cidade mais bonita que Natal, nem rio mais bonito que o meu rio. Eu vi uma vez o Sena. Achei uma porcaria. Vi também o Tejo e achei também uma porcaria. Mas o Potengi não. Que azul! E os morros que protegem a cidade?E as madrugadas? E as estrelas da manhã? Só em Natal tem essas coisas. A estrela repetida no forte da pedra...Uma cidade coberta de elísios, embalada pela canção dos pescadores, enfeitada de um lado e de outro, rio e mar, pelos azuis e verdes e pelas jangadas. Que cidade maior e melhor? Não existe. Nenhuma. (NAVARRO, 1974).


o pintor que virou ponte

Dia 8 de outubro é o aniversário de nascimento do nosso Newton Navarro. Sua memória esta preservada na ponte forte redinha. Um resgate da memória daquele que amava a nossa cidade e sua cultura, em especial o rio Potengi. Uma ponte cara, que custou (R$ 196 milhões) aos cofres públicos. Uma egípcia, faraônica ponte, a ponte de todos Newton Navarro. (Natal/RN-Brasil).
A memória de Navarro sempre foi lembrada por nós, os pintores da cidade. Sua pintura é uma escola única (referência). Seus temas, sua linguagem, suas cores, seu material. Que riqueza nós temos. A observação de sua obra é aula obrigatória na formação de qualquer pintor.
Vale lembrar que não somente pela ponte, que com o tempo será chamada por um apelido qualquer, como já ocorre. Ponte vazia, ponte ipioca, etc... Newton deve ser lembrado principalmente por sua obra que é faraônica em qualidade. Multimídia. Numa época que nem se usava o termo. Sua preservação também resgata os que estão esquecidos. O grande pintor e poeta natalense Moura Rabelo (anterior a Navarro) é um exemplo. Pintor realista, produziu uma obra grandiosa. Hoje encontra-se espalhada pelo Brasil. Somente uma parte dela adormece no acervo de nossa Pinacoteca. Moura Rabelo é uma vítima do esquecimento, do "elefante sem memória" .
Navarro nasceu no dia 08 de outubro de 1928, hoje estaria completando 80 anos, faleceu em 1992. Não cheguei a conhece-lo pessoalmente, com 22 anos ainda não acreditava na arte. O folclore do beco da lama foi quem me apresentou Navarro. Essa mesmas estórias narram que o artista ficou triste após a destruição da galeria de arte do Natal. A galeria funcionava na praça André de Albuquerque, nela estava hospedada um belíssimo afresco de Navarro. Ela foi destruída pelo regime militar e Newton, depois disso, nunca mais foi o mesmo. Isso é o que diz o folclore cantado pelas ruas da boêmia do centro histórico da cidade. Que ironia! Homenageado após a morte, violentado em vida. O palco de todo esse drama foi Natal. A cidade que ele escolheu, habitou. Tanto adorou. Seu lugar afetivo, palco de sua boêmia, de suas aquarelas, poesias e dramaturgias.
Natal sem Newton continua cada vez mais franciscana no que diz respeito a arte. É um meio ruim para o fazer artístico. Na verdade, até hoje estamos sem uma galeria arte, sem um museu de artes plásticas, sem espaços público para arte.
Se estivesse vivo, Newton Navarro Bilro, ia testemunhar uma cidade sem utopias, entregue ao concreto, forte na sua imagem visual, fraca na sua concepção ideológica.

serrão .



42 comentários:

Potiguarando disse...

Bela lembrança, belo texto!
Não tive a grata oportunidade de conhecer Navarro, apenas parte de sua obra. Na antiga AS Livros, há muito tempo, adquiri vários postais de Navarro e ainda hoje os espalho pelo chão e fico admirando, como criança, a minha coleção de imagens preferidas.
Não conheci Navarro, mas conheço Serrão, Léo, Dunga, Plínio, Valderedo, Marcelo Fernandes, Marcelus Bob, Dorian, dentre outros que valem tanto quanto o nosso querido Newton... quanto

Cefas Carvalho disse...

Ótimo texto, Serrão! Muito bom blog. Parabéns!

Orf disse...

Oito de outubro tambem lembra a morte de Che e os 30 anos de nascimento do meu filho Tiago, belo dia para homenagear Navarro tomando umas lá do outro lado da Ponte que leva o nome dele. Texto muito bom, Serrote, adelante camarada!

Geraldo Maia disse...

Amigo Serrão,
Esta é mais uma iniciativa iluminada que você produz. Além do Esquina do Beco, o Sobarte complementa e dá vez a outras criações artísticas.
Parabens e muito sucesso.
Geraldo.

serrão disse...

obrigado amigos, josé é muito gentil.só lembrando que meu aniversário é dia 07(foi ontem). um abraço geraldo.

Unknown disse...

Queria saber a causa da morte do Sr Newton Navarro 🤔

Unknown disse...

Também já procurei tanto sobre esse assunto é nada encontrei sobre a causa da sua morte, muito estranho isso...

Unknown disse...

A procura de como ele morreu?...

Unknown disse...

Me disseram que foi suicídio, estou pesquisando se é verdade

Unknown disse...

E verdade que newto navarro se suicidou?

xx disse...

Também já procurei bastante sobre o assunto e nada foi encontrado, neste mato tem coelho.

Unknown disse...

Gostaria de saber como ele desencantou. Já pesquisei e não encontrei respostas. Dizem que foi suicídio.

Unknown disse...

Gostaria de saber como ele desencarnou. Já pesquisei e não encontrei respostas. Dizem que foi suicídio.

Unknown disse...

Tem coisas q os líderes de Natal não querem , que os natalense saibam,como foi a morte de Newton Navarro, tenho quase certeza q ele tirou sua própria vida.

Unknown disse...

Eu também estou pesquisando a causa da morte, também acho estranho, não ter nada publicado em relação a isso.

Unknown disse...

O pintor que virou ponte, mas também ponte para o suicídio. Suicídio demais naquela ponte. Não é divulgado o suficiente para a população ter conhecimento.

Unknown disse...

Pela quantidade de suicídios na ponte estou quase acreditando que sim

Unknown disse...

Newton Navarro morreu em 1991 e foi um suissidio uma vez que a gonvernadora já falecida Vilma de farias fla relatou isso no dia da inauguração na hora que ela cortou o laço numa entrevista que deu

Unknown disse...

Newton Navarro morreu em 1991 ele suisidou em casa numa entrevista que Vilma de farias na inauguração da ponte

Unknown disse...

Ele suisidou em casa essa foi a causa da morte quem relatou isso foi a própria Vilma de farias no dia da inauguração

Unknown disse...

Newton Navarro e Vilma de Faria tinha feito pacto com satan

Unknown disse...

Che guevara assassino de Gays ne ? Genocida Cubano ha ta legal

Unknown disse...

Eu tbm procurei muito e nada tem coelho sim c certeza

Limas coquetéis disse...

Realmente nada de certeza sobre a morte... alguém tem alguma informação?

Unknown disse...

Quem sabe informar sobre a morte dele ?

Unknown disse...

Muito boa a explicação e interessante que não tenha notícia da causa da morte dele, porém só vim procurar saber pq vi uma matéria falando do alto índice de suicídios na ponte que leva o nome dele, parece que a idéia de homenagear um grande artista virou inspiração para um alto número de suicídios, espero que autoridades façam algo para mudar esse número preocupante de suicídios.

Unknown disse...

Isso é vdd,ele se suicidou?

Carlos Neves disse...

Segundo algumas fontes, ele bebia muito e caiu em depressão e havia cometido o suicídio em sua própria casa.

Carlos Neves disse...

Deveria mudar o nome da ponte para Ponte Professora Vilma de Farias.

jhoo disse...

É realmente não tem nada com concreto sobre a morte do mesmo alguns falam em suicidou mais fica a dúvida foi mesmo

Unknown disse...

Dizem que foi suicídio..por isso quem escreve sobre ele escondem o real motivo...e por mais que vc procure não vai encontrar tal assunto

Unknown disse...

Não tem quem consiga descobrir a causa de sua morte.

Unknown disse...

Se Vilma sabia disso ainda colocou uma ponte com o mesmo nome.Quanta ignorância.

Unknown disse...

Agora está explicado o motivo de tantas morte

Dúvidas disse...

Parabéns pela observação, tem gente que gosta de se fazer de cego e louco

Unknown disse...

So Jesus pra quebrar maldição nessa ponte. Continuar orando e Deus vai agir.

Unknown disse...

Está explicado, porque tanta morte naquele local. Deus nos abençoe já que o governo nunca fez e nunca vai fazer nada por nós, sofremos com a perda dos nossos familiares,por aquela droga atraí as pessoas a cometer suicido.Meu Deus cuide de nós, mantenha nossa fé.

Unknown disse...

Sob que foi de suicidio, assim os mais velho falam

Unknown disse...

Isso minha sogra falou , ela tem 85 anos

Unknown disse...

È sim, minha sogra falou, no dia da inauguração da ponte antes nesmo de ter esses suicidio.

Unknown disse...

Foi suicidio, agora eu acho que ñ tem nada haver, o problema que sò tem essa ponte nessa dimensão a ir vão tudo pular de là, mais em todo pais o indice de suicidio nas pontes são grande.

Unknown disse...

Ponte foi inaugurada à noite e ja pela manhã um homem se jogou meu primo e meu tio tava lá na hora fora essa morte teve à morte de um operário que morreu na construção da ponte newton navarro acredito em uma energia negativa lá em cima que atraem pessoas para à morte!